Precisa de ajuda?

+Contacto DIREFOR   +351 302 070 542   Dias úteis das 09h00 às 18h30

21/10/2021

Museu de Lagos reabre após remodelação com apoio do Algarve 2020

O Museu Municipal de Lagos vai reabrir a 27 de outubro, após obras de remodelação que se prolongaram por quatro anos, permitindo renovar o edifício e restaurar o acervo, anunciou a autarquia.

 

A remodelação do equipamento e o restauro do acervo foram efetuadas com apoio do Programa Operacional CRESC Algarve 2020, numa candidatura com um investimento total no valor de 3,4 milhões de euros, beneficiando de um financiamento de 60% do FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

A reabertura do museu, fundado em 1932 e encerrado em setembro de 2017 para obras de remodelação, vai dar um “importante contributo para o reconhecimento e projeção cultural do Algarve”, refere a autarquia do distrito de Faro em comunicado.

 

A intervenção agora concluída permitiu uma nova programação dos conteúdos, a conservação e restauro do acervo e uma valorização da coleção exposta, agora exibida ao público em ambientes museográficos de acordo com conceitos atuais, mas com o máximo respeito pelas ideias originais do patrono e fundador do museu, Dr. José Formosinho”, revelou o município.

 

Este monumento ganhou uma nova iluminação, que “valoriza a talha dourada, as pinturas em tela, o teto pintado em perspetiva e a imagem do Santo Patrono da Irmandade”.

 

No interior do museu, algumas peças notáveis do seu acervo ganham agora o merecido destaque e contextualização histórica e artística por meio de textos acessíveis, grafismos e aplicações multimédia. Além disso, o museu conta com “a exibição de coleções especiais, constituídas pelo fundador do museu e enriquecidas por inúmeras doações das gentes de Lagos“.

 

 

Fonte: CMLagos